Ah…! A chuva…! Estávamos mesmo precisando de uma chuvinha para ajudar nossos reservatórios de água que não estão nada bem. Neste aspecto, a chegada da chuva é muito positiva. E traz esperança de boa colheita no campo, fazendo com que os preços dos hortifrútis fiquem um pouco mais justos, trazendo alegria ao bolso da família brasileira. Eu disse: bolso! =D

Por outro lado, um sinal de chuva traz muita tristeza e dor. Nestes períodos chuvosos é possível acompanhar muitos deslizamentos, enchentes, doenças e mortes, principalmente nas grandes cidades. Mas isto não é pelo fato da chuva existir, mas sim pela falta de planejamento e crescimento desordenado de áreas urbanas. Atualmente, são poucas cidades no Brasil que suportam o volume de água da chuva através do seu sistema de drenagem. Para agravar a situação, ainda existem aqueles que jogam lixo na rua e, quando a chuva vem, leva tudo para o sistema de drenagem, ocasionando enchentes e a dispersão de vetores de doenças perigosas, como a leptospirose, por exemplo.

Já que não podemos voltar no tempo para planejar melhor o crescimento das nossas cidades, vamos pelo menos melhorar a nossa atitude e o compromisso com o próximo.
Não jogue lixo na rua. Essa ação pode causar danos muitas vezes irreversíveis a muitas pessoas.

Escrito por Cilius