Hoje em dia, dificilmente as pessoas vivem sem energia elétrica. É o ar condicionado, ventilador, iluminação, chuveiro, eletrodomésticos e eletrônicos… são essas as principais fontes de consumo de energia que temos. Por mais que você pense que utilizou pouca energia elétrica, ao final do mês sempre tomamos um susto com a conta. Mas pare para pensar em todas as vezes que você precisou de energia, desde uma simples carga no celular até a refrigeração da sua geladeira, que não para 24h por dia.

Existem certos usos que não podemos economizar. Por exemplo: Desligar a geladeira e economizar energia ou deixar a comida estragar? Realmente, esta é uma pergunta que nem deveria ser feita, pois é óbvio que sempre iremos deixar nosso alimento refrigerado e conservado para evitar perdas e gastos.

Por outro lado, nós podemos economizar energia em outros aspectos que são plenamente cabíveis. Sim, existe muito espaço para economia de energia. Veja abaixo algumas dicas:

– Chuveiro elétrico

É necessário tomar banho quente todas os dias independente do horário e temperatura? Essa pergunta parece tão óbvia quanto a primeira, contudo existem várias pessoas que não dispensam um banho quente a qualquer hora do dia. Moramos em um país tropical, onde em muitas cidades, até mesmo no inverno, a temperatura se mantém na média dos 25°C. Ou seja, o banho quente se torna um vício certamente desnecessário e prejudicial. O chuveiro elétrico é um grande potencializador para colaborar com as altas contas de energia.

– Iluminação

Lâmpadas acessas durante o dia? De jeito nenhum! Aproveite a iluminação solar, abra as janelas e cortinas e desligue as lâmpadas da sua casa. E durante a noite, evite deixar a lâmpada acessa sem ninguém no ambiente. Ao sair do banheiro, sala, quarto ou cozinha não esqueça de desligar as lâmpadas.

– Stand By

Essa é difícil, confesse! Como é difícil desligar todos os aparelhos sem deixá-los em stand by. Apesar do mínimo gasto de energia nesses casos, ele existe. Tente lembrar e desligar completamente os aparelhos que você não usa com frequência.

– Ar condicionado

Que calor! Está bem quente esses dias! Esse verão está de arrasar! Essas são algumas frases que você deve ouvir repetidamente. Para isso, qual solução? Ar condicionado 24h por dia. Errado! Apesar do calor “insuportável” tente estipular horários fixos para utilização do ar condicionado em sua casa. Em horários mais frescos, use o ventilador. Ele pode oferecer o mesmo frescor em determinados momentos.

Agora, se você está cansado de pagar contas de energia elétrica e deseja reduzir drasticamente os valores, você deve começar a avaliar a possibilidade de instalar placas solares. O custo inicial pode ser alto, mas é um retorno garantido ao longo do tempo. Se você é daqueles que não dispensa um banho quente, mesmo no verão de 40°C, existe a possibilidade, também, de instalar as placas solares apenas para utilização do chuveiro elétrico. Isto já irá reduzir sua conta consideravelmente.

Lembre-se! O objetivo da redução do consumo de energia será refletido diretamente no seu bolso, mas você estará contribuindo de forma louvável para a economia dos recursos naturais do nosso país.

Se tiver alguma dúvida ou outras dicas para acrescentar, queremos saber.

Escrito por Cilius