Água… Uma palavra tão pequena, mas essencial para sobrevivência de qualquer ser vivo. No dia 22 de Março foi comemorado o Dia Mundial da Água, ou seja, Março ainda é visto como o mês da Água.
As datas comemorativas são interessantes. Elas servem para nos lembrar, pelo menos uma vez por ano, de assuntos ou pessoas importantes que devemos honrar e cuidar. Dia da Árvore, dia do Índio, dia dos Pais, dia das Mães… São alguns exemplos. Além do cunho comercial, as datas comemorativas nos fazem refletir, lembrar, parabenizar, presentar, preservar, cuidar, etc aquilo que está sendo comemorado. Mas o que adianta lembrar do pai apenas no dia comemorativo? O que adianta pensar na Mãe uma vez por ano? Devemos honrá-lo todos os dias, não apenas 1/365. O mesmo se aplica à água. Pouco vale promover campanhas de conservação e preservação da água somente no dia 22 de Março. Mesmo que durante o mês de março inteiro, ainda não é o suficiente. Como cidadãos e habitantes do Planeta Terra, devemos cuidar deste bem diariamente. Sim, DIARIAMENTE. Nos mínimos detalhes, nas pequenas ações e consumos que achamos que não farão diferença.
Existem diversos estudos que falam sobre a quantidade de água no Planeta e como ficaremos sem, caso o desperdício e a contaminação continuem no ritmo atual. Além disso, é fácil citar várias ações e atitudes educacionais que ajudariam na sua conscientização para economizar água, mas com certeza você já está cansado de saber o que deve ser feito para preservar e conservar a água. Por isso, deixamos apenas a frase abaixo para ajudar na sensibilização:

A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba.

João Guimarães Rosa

Escrito por Cilius