Agora que você já sabe como fazer sua horta em casa ou até mesmo em um pequeno apartamento (veja aqui), que tal economizar dinheiro fazendo seu próprio adubo orgânico!? Não! Você não precisa de grandes espaços para isso.

Adubo orgânico é um produto que pode ser obtido a partir da decomposição de matéria vegetal ou animal, como restos de frutas, bagaços, estercos, restos de vegetais e cascas. Para a produção deste adubo é preciso realizar um processo de transformação conhecido como compostagem. Nesta postagem, vamos nos limitar à execução da compostagem apenas com restos de frutas, vegetais e cascas, pois o objetivo é que você possa realizar este procedimento em sua própria casa ou apartamento.

Antes, vamos aqui a uma dica essencial.

Identifique um recipiente adequado para você poder reservar as cascas e restos de vegetais e frutas. O tamanho pode variar de acordo com a quantidade do resíduo que você gera. Contudo, tente trabalhar com algo em torno de 1m x 1m x 1m. Caso tenha dificuldade com o recipiente, você pode comprar composteiras de vários tamanhos e capacidades diretamente conosco.

Então, vamos começar! Lembrando que elaboramos algo simples e compacto, se tiver qualquer dúvida, entre em contato imediatamente.

1) Coloque uma fina camada terra seca no fundo da composteira;
2) Acrescente as cascas e restos de vegetais e frutas que você reservou. Você pode picar esse resíduo caso queira acelerar o processo;
3) Coloque uma camada fina de esterco;
4) Repita a mesma sequência de camadas;
5) Pronto! Basta acompanhar o andamento da compostagem seguindo as dicas abaixo e você terá seu adubo orgânico de qualidade feito em casa. O acompanhamento de uma compostagem exige dedicação e paciência. Você deverá observar alguns fatores e atuar para obter o sucesso desejado.

Atenção! Você precisará revirar o composto semanalmente para arejar o material em decomposição. Devida à ação das bactérias e fungos o composto pode aquecer e ficar muito seco. Se perceber isto no seu composto, você precisará regá-lo para controlar a temperatura e manter a umidade necessária para decomposição. Lembre-se de regar, mas sem encharcar.

Quando o composto estiver mais ou menos na cor da foto abaixo, em temperatura ambiente, sem odor e aparência homogênea pode ter certeza que ele está pronto para ser usado na sua horta. O processo completo dura entre 9 e 16 semanas.

sprouts-1403167

Ainda tem dúvidas e precisa de ajuda? Estamos aqui. Não esqueçam!

Escrito por Cilius