Devida solicitações de nossos seguidores e dando continuidade ao post anterior, vamos discutir um pouco mais sobre alimentação saudável. Desta vez nós vamos lhe ajudar a praticar e iniciar o cultivo caseiro de uma horta. É muito simples, basta seguir nossas dicas e em breve você estará desfrutando do plantio em sua mesa. Mas agora você pode estar frustrado porque considera seu apartamento apertado e acha que nunca conseguirá cultivar uma horta. Pois bem, não se preocupe, esse post é para você.
Mesmo em um lugar pequeno você precisará ficar atento com alguns fatores antes de iniciar sua horta, são eles: solo, local e espécies que serão cultivadas. Veja algumas ações básicas que podem ser desenvolvidas para lhe ajudar nesta tarefa:

Imagem1

Uma horta pode ser cultivada em estruturas elevadas verticais, vasos ou até mesmo em jardineiras de plantas comuns. O ideal é você utilizar o que melhor se adequa ao seu apartamento. Aí você pensa: “Oba, não vejo a hora de comer alface e tomate que plantei”. Vamos com calma jovem. Para hortas em jardineiras, vasos e estruturas verticais, você precisará se contentar com o cultivo de apenas alguns temperos, pois estes não precisam de muita profundidade na terra para se desenvolver. Outro ponto: nunca esqueça que mais importante até que o espaço para cultivo, você precisa de luz solar. Fazer sua horta em um ambiente sem sol de nada adiantará.

Vamos ao passo a passo:
1 – Adquira uma jardineira/vaso. Você pode escolher o tamanho que desejar, o importante é que a jardineira/vaso tenha furos na parte de baixo.
2 – Drenagem. Coloque uma camada de pedras (aconselhável usar brita ou pó de brita). Isso evitará que o solo fique compactado, comprometendo o desenvolvimento de sua horta.
3 – Adubação. Complete a jardineira/vaso com composto orgânico e húmus. Observe que ervas de tempero precisam de uma grande quantidade de nutrientes para o seu crescimento, ou seja, pode caprichar na diversidade de adubos orgânicos.
4 – Plante seus temperos.

Pronto. Agora é só você manter alguns cuidados básicos, tais como: irrigação, controle de pragas, adubação e exposição à luz solar.

Lembre-se:
Escolha bem quais temperos você irá plantar. Veja abaixo alguns que podem te ajudar na decisão:

  • Salsa
  • Cebolinha
  • Coentro
  • Tomilho
  • Orégano
  • Pimenta
  • Hortelã
  • Manjericão
  • Alecrim
  • Sálvia

Vamos tentar? Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos dispostos a lhe ajudar, inclusive na execução da horta e podem ficar tranquilos que não cobraremos por isso. Se você já possui uma horta caseira, nos conte sua experiência. Até a próxima.

Escrito por Cilius